quinta-feira, 29 de maio de 2014

HETERO OU BISSEXUAL ?


Um fabricante de preservativos realizou uma enquete para traçar o perfil sexual de homens e mulheres.
Na enquete, 2503 homens declararam ser heterossexuais, no entanto, em outra pergunta mais adiante, em que se perguntava a esses mesmos homens, se eles já se sentiram atraídos por outro homem, 721 deles responderam que sim. Com as mulheres também ocorreu essa contradição.

O fato é que a possibilidade de anonimato numa enquete ou pesquisa na rede virtual, deixam as pessoas mais à vontade  para expor seus mais secretos desejos.


Isso revela que nem todos os homens que se declaram heterossexuais, são 100% heteros, ou seja, são enrustidos ou  não tem noção de que são bissexuais, ou seja, o percentual dos que se sentem atraídos pelo mesmo sexo pode ser bem maior
Com esses dados, se considerarmos todos os homens e mulheres do mundo que assumem a sua bissexualidade e somarmos com aqueles que não assumem a sua orientação sexual, chegaríamos a um percentual muito maior de bissexuais.


Outro fato: Experimente postar nas redes sociais uma foto sua sem camisa, ou uma outra foto mais sensual. Em pouco tempo, vários "homens" além das mulheres, passarão a segui-lo na rede social. Esse fenômeno revela que há muito mais bissexuais e gays do que imaginamos.

Segundo pesquisa do Datafolha, a Parada LGBT-2013, reuniu 220.000 participantes. Já em relação ao perfil dos presentes, 29% se declararam bissexuais.
Para Richard Miskolci, professor do departamento de Sociologia da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), a sociedade exerce forte influência para que os indivíduos se definam como heterossexuais. "Todos têm essa possibilidade de se relacionar com o mesmo sexo, mas, no processo de socialização, as pessoas podem perdê-la. Desde crianças somos adestrados. Heterossexualidade não é algo natural, hoje sabemos que ela é compulsória", declara Miskolci. 
"Nas ciências sociais, desde a década de 1960, começaram a surgir estudos que mostram que as pessoas são socialmente treinadas para gostar do sexo oposto", afirma o professor, que pesquisa o uso das mídias digitais voltadas para pessoas que buscam parceiros amorosos. "Muitos homens casados ou com noiva e namorada criam perfis buscando relacionamento com outro homem, a maioria em segredo"


A psiquiatra Carmita Abdo, fundadora e Coordenadora do ProSex, explica que "o bissexual tem como característica sentir-se atraído pelos dois sexos, mesmo que não exercite essa prática". "Essa pessoa pode decidir e se empenhar para restringir-se a um só tipo de relacionamento, porque fez um investimento emocional numa relação, constituiu família por exemplo. Mas, em essência, o bissexual continua atraído por homens e mulheres".
Ou seja: "há os que se definem por uma relação no concreto e sublimam o outro lado ou o vivem apenas na fantasia, por meio de filmes, internet. E há os que fazem sexo de forma concreta com homens e mulheres".  


Luiz Lira
Atuo na área de Recursos Humanos.
Nas horas vagas, gosto de ler, refletir e opinar sobre comportamento, relacionamentos e dilemas do cotidiano. 
Gosto de compartilhar temas que estimulem a reflexão.