Você não conseguiu ter ou manter uma ereção firme naquela noite tão esperada com a
garota dos seus sonhos ? Calma, isso é muito mais comum do que se imagina.
Acontece com qualquer homem.
Se você soltar aquela famosa e antiga frase "Isso nunca aconteceu comigo antes...", fique sabendo, que atualmente, esse tipo de comentário fará você se parecer com um cara machista e retrógrado, pois qualquer pessoa esclarecida e bem informada, sabe que todo homem passou ou vai passar por isso na vida.
Em uma pesquisa realizada na Europa e nos Estados Unidos 67% dos homens entre 18 e 46 anos, afirmaram já ter broxado na hora do sexo (falhas ocasionais, ou pelo menos uma vez), e quanto aos 33% restantes que responderam nunca ter falhado, lamento informar que em algum momento da vida isso ocorrerá.
Outra pesquisa aqui no Brasil, patrocinada pela Durex Global Sex Survey, revelou que 62% dos homens relatam que em determinadas ocasiões tiveram dificuldades em manter a ereção, e mais de 50% das mulheres não conseguem chegar ao orgasmo.
Estudos mundo afora, como o realizado pela Massachusetts Male Aging Study revelam percentuais consideráveis dessa ocorrência com homens de qualquer idade, portanto, quem já passou por essa situação não deve ficar preocupado achando que está fora dos padrões de normalidade.
Ocasionalmente, todo mundo broxa
Em algumas circunstâncias é normal broxar, no entanto, é óbvio que os homens almejam ter êxito em todas as relações sexuais, mas, para atingirem esse objetivo, necessitam dentre outros requisitos, da eficiência de um grande, e inseparável "amigo", o pênis.
Felizmente na maioria das vezes, ele costuma estar em "ponto de bala" na hora do sexo, porém, haverá momentos, em que de repente, o "amigão" resolverá dormir. Torcemos para que ele não durma na hora H, no início, ou durante a transa, pois quando isso acontece, entramos em pânico. Afinal, são nossas habilidades de macho que estarão em xeque.
Por isso, a maioria dos homens que já broxaram costumam negar essa ocorrência, seja para preservar a intimidade, ou por pura insegurança, devido ao receio de se tornarem alvo de chacotas, ou de que alguém coloque sua masculinidade sob suspeita.
Devido a esse receio, muitos homens preferem dizer que com eles isso nunca aconteceu, reforçando assim, o mito de que "homem que é homem não broxa", ou a de que "quem falha é menos viril". Quem ainda pensa assim, ou acredita nesse mito em pleno século 21, está desinformado, e preso a padrões socioculturais ultrapassados.
Motivos que podem levar o homem broxar
Desde que não seja um fato recorrente, a perda temporária da potência sexual é normal, e pode acontecer com qualquer um. Diversos motivos podem levar o homem a broxar, os mais comuns dentre outros, são:
-Ansiedade ou nervosismo;
-Cansaço;
-Estresse;
-Desânimo;
-Insegurança;
-Uso de drogas;
-Receio de falhar;
-Abuso de álcool;
-Preocupação em querer demonstrar um ótimo desempenho na cama para satisfazer e impressionar a mulher;
-Uso de medicamentos que diminuem a libido;
-Frequência de relações sexuais ou masturbação ocorridas em curtos intervalos de tempo;
-Problemas de relacionamento ou pouco interesse pela parceira;
-Incômodo relatado por alguns homens com o odor/higiene de algumas mulheres;
-Problemas financeiros;
-Algum outro tipo de preocupação, dentre outros motivos.
Primeira transa num novo relacionamento
Há situações em que tanto o homem quanto a mulher, passam por momentos de
ansiedade na hora do sexo, principalmente no início de um novo relacionamento. A transa de estreia é uma delas, ocasião em que costuma haver expectativas e idealizações de ambas as
partes. Imagine você no
quarto com uma mulher, com aquela deusa que ansiosamente sempre desejou tê-la
na cama, louco para transar.
O desejo e a ansiedade são tantas, que seu organismo libera uma descarga de adrenalina que bloqueia o estímulo sexual e promove a constrição dos vasos sanguíneos, isso reduz o fluxo de sangue para o pênis impedindo o seu "amigão" de subir. Não dá pra ficar tranquilo com isso, não é mesmo? Esse imprevisto gera mais ansiedade, e aí o seu estado emocional fica péssimo, e quando a cabeça de cima não está em ordem, a de baixo adormece.
O desejo e a ansiedade são tantas, que seu organismo libera uma descarga de adrenalina que bloqueia o estímulo sexual e promove a constrição dos vasos sanguíneos, isso reduz o fluxo de sangue para o pênis impedindo o seu "amigão" de subir. Não dá pra ficar tranquilo com isso, não é mesmo? Esse imprevisto gera mais ansiedade, e aí o seu estado emocional fica péssimo, e quando a cabeça de cima não está em ordem, a de baixo adormece.
O menino é educado por uma mulher (a mãe) porém numa cultura machista, por isso, desde cedo o homem incorporou a ideia de que não pode chorar, deve ser forte, dominador e demonstrar desempenho em qualquer situação que surja. Essa mensagem subliminar reflete na área sexual. Está aí a raiz de todas as preocupações relacionadas ao desempenho sexual masculino
ResponderExcluirDevido a uma educação arcaica e machista, o adolescente tornou-se adulto ouvindo que homem tem que ser conquistador, garanhão, que "homem que é homem" não pode broxar, não nega fogo, e um monte de baboseiras. Devido a essa cultura perversa tanto homens quanto mulheres acabam aceitando vários mitos que criam obstáculos para uma vida sexual saudável.
ResponderExcluirVanessa Meirelles.
Amiga, atualmente a mulher está tomando a iniciativa no sexo, em muitos casos ela está passando de caçada a caçadora. Resumindo, ela está dando em cima do homem, e isso de certa forma assusta os homens porque eles sempre foram os caçadores, e conseguir transar com uma mulher era como ganhar um troféu.
ResponderExcluirSerá que você não está querendo fazer sexo com ele num momento em que ele não está com muito pique, ou num momento em que ele está querendo apenas conversar e dar uns beijinhos? Para que o homem queira sexo deve haver um clima propício para isso e se ele não estiver no clima fica difícil mesmo amiga. Deixe a iniciativa partir dele.
Carol
A mulher também broxa. Por que algumas pessoas acham que os homens não podem falhar? Eles são tão humanos quanto nós mulheres.
ResponderExcluirGente, vamos deixar de hipocrisia e deixar nossos homens maravilhosos em paz!
Beatriz