sexta-feira, 27 de junho de 2014

OS CAMUFLADOS DA INTERNET


Devemos respeitar aqueles cuja foto de perfil é um esboço em branco ou apenas parte do corpo desnudo sem rosto, porém, cabe algumas reflexões acerca das pessoas que optam pelo perfil sem rosto.


Todos nós gostamos de aderir ou defender uma causa que consideramos justa, como por exemplo, combater e chamar a atenção para a violação dos direitos humanos,  racismo, homofobia, corrupção, criticar determinados políticos ou instituições, opinar, comentar, enfim, levantar uma bandeira em defesa de algo, o que é normal, nobre e válido, afinal não vivemos num país ditatorial onde a liberdade de expressão não é permitida.  No entanto, que credibilidade teremos ao defender uma causa, ou quando dermos nossa opinião ou afirmarmos algo, se nos escondemos por trás do anonimato ou de um perfil sem rosto?

Pessoas com perfil sem rosto não transmite confiabilidade.

Passa a impressão de que não acreditam no que dizem,  ou  que são inseguras e tem receio de se exporem, ou ainda de se comprometerem por algo postado que possa vir a ofender ou denegrir a imagem de uma pessoa ou instituição, enfim, denota um pouco de imaturidade, porque quem não se mostra é porque não se garante ou não se assume enquanto cidadão perante a sociedade.



Mesmo que o objetivo do internauta seja apenas um fetiche com a finalidade de criar um mistério com conotação sexual para quem o segue como amigo, ainda assim, ambos estão se enganando, pois estão lidando com algo que pode não ser real, ou seja, até que ponto tudo o que o outro fala ou mostra é verdade ou apenas fantasia?




Baixa autoestima
Se a pessoa se acha não muito bonita e por isso não quer mostrar o rosto, denota ser uma pessoa que não se aceita ou com baixa auto estima.
Quem é inteligente, tem caráter e bom senso, admirará a pessoa não apenas pela aparência, mas principalmente pelo conteúdo e pelo ser humano. Por outro lado, a beleza física é um fator muito relativo e subjetivo, além de ser um atributo passageiro que o passar dos anos se encarregará de levá-la, restando apenas a beleza interna e o caráter, que farão dele/dela o melhor amigo que uma pessoa poderá ter, independentemente da aparência física.


Perfis fake denota imaturidade e falta de caráter.  Quem é do bem e está bem intencionado, não tem porque utilizar um perfil falso, muito pelo contrário, deve mostrar-se  para que o outro saiba com quem está se relacionando virtualmente e não se sinta enganado ou ludibriado.  Os que assim agem, enganam primeiramente a si mesmos.
Quanto a esses perfis falsos é bom ressaltar que na internet não há anonimato total, já que por ordem judicial os endereços IP do computador, ou os celulares podem ser rastreados. 

Mundo virtual - verdades e mentiras



O mundo virtual é um enorme espaço democrático onde todos podem se exprimir ou protestar, porém, é terra de ninguém, cada um pode dizer ou postar o  que quiser sem necessariamente estar comprometido com a verdade.
O ideal  seria se os internautas a utilizassem  de forma transparente e ética, porém, isso nem sempre acontece. 
Cabe a nós analisarmos o conteúdo e verificarmos o que nos convém.



Luiz Lira
Atuo na área de Recursos Humanos.
Nas horas vagas, gosto de ler, refletir e opinar sobre comportamento, relacionamentos e dilemas do cotidiano. 
Sei que não escrevo textos com maestria, porém, gosto de compartilhar temas que estimulem a reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário