segunda-feira, 8 de junho de 2015

O novo homem e alguns paradoxos da mulher moderna




O homem camaleão

Com o avanço da mulher na sociedade contemporânea, o homem moderno está se tornando uma espécie de camaleão para adaptar-se aos novos tempos. Isso é muito bom, entretanto, alguém já se perguntou como é que anda a cabeça desse homem, diante de tantas mudanças e cobranças com que ele está tendo que assimilar e adequar à nova realidade do mundo moderno?
Quantos livros ou artigos surgiram para tratar dessa nova realidade vivenciada pelos homens?  Esse questionamento é válido se considerarmos que culturalmente o homem não tem o hábito de procurar um médico, um especialista, ou abrir-se emocionalmente como as mulheres o fazem, mesmo que estejam se sentindo oprimidos, afinal, há séculos, esse homem foi educado desde criança, ouvindo que ele deve ser forte, não pode chorar e nem demonstrar qualquer tipo de fraqueza ou fragilidade.

Ambivalências


O homem provedor

Embora as mulheres modernas achem que a palavra provedor ou chefe de família tenha uma conotação machista e retrógrada, o fato é que basta o homem ficar desempregado para que ele passe a ser cobrado de forma velada ou até cruel pela mulher e pela sociedade em geral. Esse tipo de cobrança pertinaz não ocorreria a uma mulher desempregada. 
Diante dessa situação, é evocada a figura do chefe de família, do pai provedor do lar. Nesse caso a mulher aceita e justifica o machismo apenas porque naquele momento é conveniente a ela ter um macho provedor.


A mulher moderna e o sexo casual



 GAROTA OBJETO  - O  PARADOXO DA MULHER MODERNA
Dentre as reivindicações e reclamações do movimento feminista, algumas mulheres de vanguarda queixavam-se também, do fato dos homens as verem como um mero objeto sexual. Elas não queriam ser desejadas apenas para fins sexuais. Esse papel, segundo elas, pertencia às garotas de programa ou prostitutas, no entanto, atualmente, a apologia da mulher moderna ao sexo casual, não é outra coisa se não a concordância e aceitação do homem e da mulher como meros objetos sexuais. Basicamente usa-se e descarta.
Não se trata de entrarmos na questão do falso moralismo do que é certo ou errado, mas é algo para refletirmos.

Super-herói - O homem 5 em 1


A mulher moderna almeja um parceiro com perfil amplo e diversificado para satisfaze-la em qualquer ocasião. Diversas características num único homem. Seria talvez uma nova versão do "Príncipe Encantado", atual e repaginado.
  • Tem dia que ela quer um homem sensível para ouvi-la e compreende-la. Que concorde com tudo, mesmo que ela esteja equivocada;
  • Já em outro dia, ela fantasia com o tipo cafajeste;
  • Há dias em que ela deseja um homem romântico, que lhe dê flores, abraços e beijos;
  • De repente ela quer um lenhador, com pegada forte;
  • No dia seguinte, ela anseia por um homem delicado, quase feminino, para secar suas lágrimas e confortá-la;
  • Por outro lado, ele tem que ser macho para se encarregar de todo trabalho pesado, como carregar caixas enormes, trocar pneus, ou simplesmente matar baratas, ratos e todo tipo de animal que aparecer na casa, porque para estas situações a mulher se acha frágil e delicada, e nesse caso é conveniente a ela que ele seja o macho;
  • Ela quer um companheiro que saiba cozinhar, lave as louças, etc, porém, quando houver necessidade, ele tem que ser técnico em informática, eletricista, encanador, mecânico, carpinteiro, marceneiro, pedreiro, pintor, lenhador, podador de árvores, um ótimo bombeiro, etc., porque nesse caso é conveniente a ela que ele seja um macho.
  • A mulher almeja um homem moderno, mas no fundo mesmo, em determinadas situações, ela quer que esse mesmo homem seja também um parceiro que possua as características do marido antigo, do tipo que tinha entre outros hobbies o de ficar consertando tudo em casa.
  • Pesquisas mundo afora, revelam que um número significativo de mulheres não conseguem atingir o orgasmo, ou em outras palavras, broxam ou demoram para atingir o clímax sexual, todavia, é exigido dos homens a infalibilidade, pois em pleno século 21, ainda há mulheres que acreditam no mito de que homem não pode falhar na hora H. Ele tem que ser sempre perfeito, porque nesse caso, também é conveniente a ela aceitar e acreditar nos antigos estereótipos sexuais masculinos, fruto de uma cultura machista. 
  • No passado as mulheres avaliavam negativamente aqueles homens que não cuidavam da aparência, atualmente elas olham com uma certa desconfiança para aqueles que se cuidam. Duvidam da masculinidade.
Feministas radicais e a mulher moderna

Toda mulher em seu íntimo, gosta de ser admirada, paquerada, desejada etc., porém, atualmente, algumas feministas radicais, estão achando que tudo é assédio, até mesmo esse tipo de abordagem.

É provável que chegará um tempo, em que alguns homens ficarão receosos até de olhar ou paquerar uma garota,  vai que ela é uma dessas feministas radicais, e confunda um real interesse de paquera ou namoro, com assédio. rsrsrs. 

O paradoxo, é que atualmente, a mulher moderna é à favor do sexo casual. Muitas delas estão tomando a iniciativa  e saindo com um parceiro que acabou de conhecer.  E caso o homem não aceite esse tipo de assédio é taxado de gay. Dá para entender a cabeça das mulheres?


O novo papel do homem na sociedade moderna



Luiz Lira
Atuo na área de Recursos Humanos.
Nas horas vagas, gosto de ler, refletir e opinar sobre comportamento, relacionamentos e dilemas do cotidiano. 
Sei que não escrevo textos com maestria, porém, gosto de compartilhar temas que estimulem a reflexão.



´