quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

AMANTES - ILUSÃO, FANTASIA E REALIDADE



Inebriadas pela ilusão, fantasia e tesão, algumas pessoas supervalorizam seu/sua amante. Dizem que ele/ela estão sempre de bom humor, são compreensivos, divertidos, o sexo é ótimo, etc, etc, etc.
Por outro lado, desvalorizam  o marido/ esposa, ou o companheiro(a) de uma relação estável, minimizando as qualidades e maximizando os pequenos defeitos, para talvez dessa forma, amenizar algum sentimento de culpa. Procuram se justificar culpando o outro. 
Não se trata de entrarmos na questão do falso moralismo do que é certo ou errado, mas é algo para refletirmos.

Ilusão





Até que ponto, e em que condições  a/o amante é melhor?
  • É fácil ser amante com as qualidades citadas no inicio deste texto, simplesmente porque a/o amante não fica com a parte menos agradável do casamento ou da união estável, como pagar as contas, administrar os conflitos cotidianos comuns a qualquer casal, problemas e cuidados com os filhos, parentes chatos, manutenção da casa, rotina diária, etc.
  • Os amantes não tem qualquer obrigação entre si, encontram-se ocasionalmente, e quando não estão a fim de se verem, simplesmente não marcam encontro. Assim, fica fácil mascarar os defeitos e ressaltar apenas as qualidades, ou ainda, esconder o lado menos interessante de cada um, como problemas de ordem pessoal, profissional, cansaço, stress, mau humor, etc. 
  • Como os amantes não vivem juntos no dia a dia, ele só te vê bonita, bem arrumada, cheirosa, disponível e pronta para fazer sexo. Se morassem juntos, será que ela/ele estariam sempre impecáveis, lindos e disponíveis? 
  • Estariam sempre bem humorados e num clima "zen" se tivessem que dividir as tarefas e responsabilidades de cuidar dos filhos, da casa etc.?
  • Será que ele estaria sempre bem animado, sorridente e louco para transar contigo a todo  momento, se tivesse que acordar todos os dias ao seu lado, e vê-la de mau humor, com TPM e cólicas, menstruada, soltando "puns", despenteada, com hálito matinal, sem maquiagem, com os olhos cansados e o rosto amassado, sem o salto alto e aquela lingerie sexi ? 
  • As pessoas que estão casadas ou numa união estável se veem todos os dias, moram juntas. Devido a essa intimidade e exposição diária, o casal se mostra como realmente é, sem máscaras. Não tem como esconder os defeitos e manias. 
  • Com os amantes, ocorre o contrário, eles se veem ocasionalmente, e por poucas horas, por isso, torna-se fácil camuflar os defeitos e mostrar somente aquilo que é conveniente a ambos, ou seja, apenas o lado bom de cada um. Desse modo, fica aquela impressão que a/o amante é uma maravilha, mas, será que se ele/ela assumisse um compromisso contigo, continuaria a ser aquela pessoa "perfeita", sempre agradável, compreensiva e sorridente?  É provável que não. Na convivência diária as diferenças aflorarão.
  • Será que na primeira dificuldade, ou numa doença ele/ela ficaria ao seu lado com todo aquele bom humor e disposição?
Por isso, o homem e a mulher de verdade que merecem ser valorizados, são aqueles que estão num relacionamento sério contigo, como o marido, a esposa, ou a pessoa que está comprometida com você diariamente, em qualquer ocasião da vida, seja nos momentos alegres ou tristes. É ele/ela que aguenta as pressões e cobranças inerentes ao relacionamento e a família. É ele/ela que estará  sempre ao seu lado em qualquer situação, seja ela boa ou ruim, e não apenas nos momentos prazerosos.  Contudo, isso não significa que devamos permanecer num relacionamento no qual estamos infelizes. Nesse caso, devemos refletir, repensar a relação, investir ou desistir.

 

"Como são admiráveis as pessoas que nós não conhecemos bem." Millôr Fernandes

"É mais fácil ser amante do que marido, pois é bem mais fácil dizer coisas bonitas de vez em quando do que ser espirituoso e dizer coisas bonitas diariamente e por anos a fio...  Honoré de Balzac
"É fácil e cômodo fazer apologia ao sexo casual ou a condição de amante, quando você  não  está no papel do homem ou da mulher traída. Amanhã os papéis podem se inverter, e aí?" 
"Não existem amores perfeitos, mas amantes acomodados" - Fernando Pessoa
"A ilusão é o primeiro passo para a decepção, já que ninguém é perfeito" - autor desconhecido



Luiz Lira
Atuo na área de Recursos Humanos.
Nas horas vagas, gosto de ler, refletir e opinar sobre comportamento, relacionamentos e dilemas do cotidiano. 
Gosto de compartilhar temas que estimulem a reflexão.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

PROJEÇÃO PSICOLÓGICA E OS CONFLITOS NO RELACIONAMENTO




UM MECANISMO DE DEFESA




A projeção é um mecanismo de defesa psicológico em que determinada pessoa "projeta" seus próprios pensamentos, motivações, desejos e sentimentos indesejáveis numa  ou mais pessoas. Para alguns psicanalistas e psicólogos trata-se de um processo muito comum que a maioria das pessoas utilizam em certa medida.  Peter Gay, historiador alemão e biógrafo de Sigmund Freud define projeção como "a operação de expulsar os sentimentos ou desejos individuais considerados totalmente inaceitáveis, ou muito vergonhosos, obscenos e perigosos, atribuindo-lhes a outra pessoa".

Seguindo essa linha de pensamento, podemos citar por exemplo, aqueles casos em que um homem ou mulher, passa a atormentar a vida do seu parceiro por acreditar ou desconfiar que ele/ela a está traindo, quando na verdade o mesmo é inocente.  A pessoa acusada se sente sufocada por ter a sua vida monitorada de forma obsessiva, inclusive no mundo virtual. É comum se incomodarem com o que o outro posta ou curte na internet.
De tanto ser acusada injustamente, a pessoa se torna infeliz e mau humorada, até o momento em  que resolve terminar o relacionamento. Aqueles que não terminam passam a viver numa relação doentia e tóxica.

Para entender melhor esse processo, podemos considerar uma pessoa que tem pensamentos de infidelidade durante um relacionamento. Em vez de lidar com tais pensamentos indesejáveis de forma consciente, a pessoa projeta subconscientemente esses sentimentos no parceiro, e começa a imaginar ou desconfiar que o outro é que tem pensamentos de infidelidade ou, até mesmo, que mantém um relacionamento sexual com outra pessoa.
Como todos os mecanismos de defesa, a projeção psicológica fornece uma função para que a pessoa possa proteger sua mente consciente de um sentimento que, de outra forma, seria repugnante.

Há mulheres que dizem ter traído o parceiro porque ele a traiu, ou porque desconfia que ele a trai. Seria segundo elas, uma espécie de vingança. 
Na verdade, ela o traiu, porque já possuía essa tendência ou desejo, pois uma mulher inteligente e bem resolvida emocionalmente, tem amor-próprio, não iria sair por aí transando com outro homem, apenas para satisfazer um sentimento de vingança.
A atitude mais sensata nesse caso, seria conversar, repensar a relação, e se for o caso, desistir do relacionamento.

SABEDORIA POPULAR E A PROJEÇÃO PSICOLÓGICA

"Quem usa, cuida" - Trata-se de um ditado popular, conhecido pelos nossos antepassados, que significa mais ou menos o seguinte:
Se você tem determinadas atitudes, acredita que o outro também as tem. Se trai ou mente muito, acha que o outro também assim age.

Fonte de pesquisa:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Proje%C3%A7%C3%A3o_(psicologia)



Luiz Lira
Atuo na área de Recursos Humanos.
Nas horas vagas, gosto de ler, refletir e opinar sobre comportamento, relacionamento e dilemas do cotidiano. 
Sei que não escrevo textos com maestria, porém, gosto de compartilhar temas que estimulem a reflexão.