terça-feira, 15 de dezembro de 2015

PROJEÇÃO PSICOLÓGICA E OS CONFLITOS NO RELACIONAMENTO




UM MECANISMO DE DEFESA




A projeção é um mecanismo de defesa psicológico em que determinada pessoa "projeta" seus próprios pensamentos, motivações, desejos e sentimentos indesejáveis numa  ou mais pessoas. Para alguns psicanalistas e psicólogos trata-se de um processo muito comum que a maioria das pessoas utilizam em certa medida.  Peter Gay, historiador alemão e biógrafo de Sigmund Freud define projeção como "a operação de expulsar os sentimentos ou desejos individuais considerados totalmente inaceitáveis, ou muito vergonhosos, obscenos e perigosos, atribuindo-lhes a outra pessoa".

Seguindo essa linha de pensamento, podemos citar por exemplo, aqueles casos em que um homem ou mulher, passa a atormentar a vida do seu parceiro por acreditar ou desconfiar que ele/ela a está traindo, quando na verdade o mesmo é inocente.  A pessoa acusada se sente sufocada por ter a sua vida monitorada de forma obsessiva, inclusive no mundo virtual. É comum se incomodarem com o que o outro posta ou curte na internet.
De tanto ser acusada injustamente, a pessoa se torna infeliz e mau humorada, até o momento em  que resolve terminar o relacionamento. Aqueles que não terminam passam a viver numa relação doentia e tóxica.

Para entender melhor esse processo, podemos considerar uma pessoa que tem pensamentos de infidelidade durante um relacionamento. Em vez de lidar com tais pensamentos indesejáveis de forma consciente, a pessoa projeta subconscientemente esses sentimentos no parceiro, e começa a imaginar ou desconfiar que o outro é que tem pensamentos de infidelidade ou, até mesmo, que mantém um relacionamento sexual com outra pessoa.
Como todos os mecanismos de defesa, a projeção psicológica fornece uma função para que a pessoa possa proteger sua mente consciente de um sentimento que, de outra forma, seria repugnante.

Há mulheres que dizem ter traído o parceiro porque ele a traiu, ou porque desconfia que ele a trai. Seria segundo elas, uma espécie de vingança. 
Na verdade, ela o traiu, porque já possuía essa tendência ou desejo, pois uma mulher inteligente e bem resolvida emocionalmente, tem amor-próprio, não iria sair por aí transando com outro homem, apenas para satisfazer um sentimento de vingança.
A atitude mais sensata nesse caso, seria conversar, repensar a relação, e se for o caso, desistir do relacionamento.

SABEDORIA POPULAR E A PROJEÇÃO PSICOLÓGICA

"Quem usa, cuida" - Trata-se de um ditado popular, conhecido pelos nossos antepassados, que significa mais ou menos o seguinte:
Se você tem determinadas atitudes, acredita que o outro também as tem. Se trai ou mente muito, acha que o outro também assim age.

Fonte de pesquisa:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Proje%C3%A7%C3%A3o_(psicologia)



Luiz Lira
Atuo na área de Recursos Humanos.
Nas horas vagas, gosto de ler, refletir e opinar sobre comportamento, relacionamento e dilemas do cotidiano. 
Sei que não escrevo textos com maestria, porém, gosto de compartilhar temas que estimulem a reflexão.